[ad_1]
Conforme boletim atualizado, cidade tem 2.942 positivos para a doença até o momento. Já os casos descartados somam 1.290. Vigilância Epidemiológica confirma quarta morte por dengue neste ano em Presidente Prudente (SP)
Breno Esaki/Agência Saúde DF
A Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) confirmou nesta segunda-feira (13) a quarta morte por dengue neste ano em Presidente Prudente (SP). Não foram divulgados dados da vítima.
Conforme o boletim atualizado, a cidade tem 2.942 positivos para a doença até o momento. Já os casos descartados somam 1.290.
Mutirão de limpeza
Visando o combate à dengue, mais um mutirão de limpeza com caminhões cata-treco foi realizado neste sábado (11) pela Prefeitura de Presidente Prudente em parceria com a Companhia Prudentina de Desenvolvimento (Prudenco).
A ação recolheu cerca de 90 toneladas de materiais inservíveis na zona norte da cidade e contou com a participação de 94 servidores, entre agentes da VEM e de endemias, motoristas e equipe técnica.
Mutirão de limpeza recolheu 90 toneladas de materiais inservíveis na zona norte de Presidente Prudente (SP)
Cedida
Foram percorridos os bairros Jardim São Francisco, Vila Operária, Vila Angélica, Vale das Parreiras, Jardim Guanabara, Residencial Portal do Norte, Parque Primavera, Parque Alexandrina, Residencial Brisas do Monte e Residencial Moacyr Trentin.
VEJA TAMBÉM:
Com foco no combate à dengue, mutirão de limpeza cata-treco passa pela zona norte de Presidente Prudente; VEJA BAIRROS
De acordo com a educadora de saúde da VEM, Maria Clara Sahu, além da retirada dos materiais, o grupo de agentes se dirigiu às casas para orientar moradores, eliminar possíveis criadouros e tratá-los com larvicida.
“Precisamos trabalhar e conscientizar os munícipes sobre a eliminação dos criadouros. As pessoas dão muito valor à nebulização, que não tem tanta eficácia, que só funciona em mosquitos na fase adulta e caso haja contato direto, e dão pouco valor para a eliminação dos criadouros, que é o mais eficaz e importante”, informou Maria Clara Sahu.
Mutirão de limpeza recolheu 90 toneladas de materiais inservíveis na zona norte de Presidente Prudente (SP)
Cedida
A educadora de saúde explicou que, na fase adulta, a fêmea do Aedes aegypti produz de 200 a 300 ovos, com ciclo evolutivo de oito dias, entre o ovo e o estágio adulto.
“A nebulização pode até matar a fêmea, mas os 300 ovos permanecerão vivos. Em oito dias, se tornarão mais 300 mosquitos. A maneira mais eficaz é eliminar e prevenir os criadouros, papel que deve ser desempenhado pelos moradores, pois o poder público não consegue estar na casa das pessoas a cada oito dias”, salientou a educadora.
Devido à quantidade de materiais depositada e por conta da chuva, os trabalhos do mutirão de limpeza na zona norte de Presidente Prudente continuam no sábado (18) e percorrerão os mesmos bairros, conforme a prefeitura.
Mutirão de limpeza recolheu 90 toneladas de materiais inservíveis na zona norte de Presidente Prudente (SP)
CedidaVeja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
[ad_2]
Fonte: G1