[ad_1]
Chuvas caíram, nesta quinta-feira (7), de forma irregular, com possibilidade de, em alguns pontos, ter chovido o dobro da média de 20 milímetros e, em outros, ‘não ter chovido nada’. Temporal repentino nesta quinta-feira (7) provoca quedas de árvores em Tarabai (SP)
Defesa Civil
Um temporal repentino que atingiu a região de Presidente Prudente (SP), na tarde desta quinta-feira (7), provocou quedas de árvores em Flórida Paulista (SP) e Tarabai (SP).
O volume de chuva nessas cidades alcançou a marca de 20 milímetros, número inferior à média histórica de 190 milímetros registrados no mês de dezembro ao longo dos últimos 40 anos.
No entanto, mesmo com o baixo índice pluviométrico, equipes da Defesa Civil se mobilizaram para reparar os estragos provocados pelo temporal.
Em Flórida Paulista, fortes rajadas de vento derrubaram cerca de 10 árvores de grande porte em uma estrada vicinal que fica a 5 quilômetros da cidade.
Temporal repentino nesta quinta-feira (7) provoca quedas de árvores em Flórida Paulista (SP)
Defesa Civil
Trabalhos de reparo e desobstrução da via foram realizados pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil juntamente com o setor de Obras da Prefeitura e, às 18h, a situação já estava normalizada.
“Sem feridos, sem acidentes. Graças a Deus, não estava passando ninguém na hora da ventania”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Industrial, Marcelo Rocha Pinto.
A mesma ocorrência foi registrada em Tarabai, na tarde desta quinta-feira. Quem passou pela Avenida Prefeito Waldemar Calvo, a principal da cidade, notou a queda de duas árvores de grande porte. Já no bairro Ulpiano Sevilha Dias, conhecido popularmente como Pombal, uma árvore foi ao chão.
Interditada momentaneamente para a retirada dos galhos, a avenida já foi desobstruída e o trânsito flui normalmente, segundo a engenheira ambiental e coordenadora da Defesa Civil de Tarabai, Camila Dias Pinaffi.
Temporal repentino nesta quinta-feira (7) provoca quedas de árvores em Tarabai (SP)
Defesa Civil
‘Normal para a região’
De acordo com o climatologista Vagner Camarini Alves, as rajadas de vento que atingiram a região de Presidente Prudente durante o temporal chegaram a 50km/h.
As chuvas, por outro lado, caíram de forma irregular, com possibilidade de, em alguns pontos, ter chovido o dobro da média de 20 milímetros e, em outros, “não ter chovido nada”.
“Este será o padrão de chuva para dezembro. Já estamos em clima de verão e a característica principal para a nossa região é de temperaturas altas com pancadas isoladas, principalmente nos finais de tarde e noite”, ressaltou ao g1.
Temporal repentino nesta quinta-feira (7) provoca quedas de árvores em Flórida Paulista (SP)
Defesa Civil
Ainda segundo ele, as temperaturas máximas diárias devem oscilar entre 32ºC e 36ºC. Quanto às chuvas, a previsão é de que devam ultrapassar a média histórica de 190 milímetros, ficando entre 210 e 260 e milímetros.
“Quem é da região já está acostumado, nada fora da normalidade para época do ano. Final de primavera com cara de verão”, observou.
O verão em 2023 tem início, oficialmente, no dia 21 de dezembro, às 0h27.Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
[ad_2]
Fonte: G1