[ad_1]
Levantamento passou por oito supermercados e comparou 56 produtos de diferentes marcas. Fundação Procon-SP pesquisou preços de produtos natalinos em Presidente Prudente (SP)
Divulgação
Uma pesquisa de preços de produtos natalinos realizada pela Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado de São Paulo (Procon-SP) constatou diferenças de até 42,87% entre os oito supermercados avaliados em Presidente Prudente (SP).
A maior variação foi detectada em uma marca de azeite de oliva extravirgem clássico, de 500ml, que foi encontrado entre R$ 34,99 e R$ 49,99.
Clique aqui e veja a íntegra do levantamento.
A pesquisa realizada pelo Núcleo Regional de Presidente Prudente da Fundação Procon-SP comparou os preços de 56 produtos de diferentes marcas que compõem a Ceia de Natal:
azeites,
bombons,
carnes congeladas,
lentilhas secas,
conservas,
farofas prontas,
frutas em calda,
panetones e
chocotones.
A coleta de preços foi realizada no dia 6 de dezembro e só fizeram parte da comparação os itens comercializados em no mínimo três dos estabelecimentos visitados.
Segundo a Fundação Procon-SP, o objetivo da pesquisa é esclarecer o público, oferecendo uma referência ao consumidor através dos preços médios obtidos dentro da amostra.
O órgão estadual apresentou a seguinte lista de dicas para o consumidor:
É recomendável que o consumidor faça uma lista dos itens necessários e procure quais estabelecimentos apresentam, além de um bom preço, facilidades na hora da compra, como, por exemplo, proximidade, estacionamento, descontos, promoções e opções de formas de pagamento, entre outros.
Ao escolher quais alimentos irão para o carrinho de compras, é importante observar as informações que constam na embalagem – data de validade; lote; identificação do produto/fornecedor; peso; medida; ingredientes; características nutricionais; e Serviço de Inspeção Federal (SIF), se for de origem animal e se contém ou não glúten, no caso de industrializado.
Ao passar os produtos pelo caixa, se houver diferença entre o preço registrado e o que estava informado na gôndola, prevalece o menor.
Os especialistas da Fundação Procon-SP recomendam que o consumidor faça um planejamento do cardápio da ceia, listando os alimentos, bebidas e ingredientes para o preparo, o que ajuda a evitar compras desnecessárias e por impulso.
Além disso, orientam ainda que faça uma comparação entre os preços de estabelecimentos e considere a relação entre qualidade, peso e preço do item a ser adquirido, inclusive o preço do frete e o prazo de entrega.Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
[ad_2]
Fonte: G1