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Lista de problemas identificados pela Fundação Procon-SP nesta sexta-feira (25) teve, entre outras situações, a exposição à venda de produtos vencidos. Operação Black Friday fiscalizou 12 lojas em Presidente Prudente (SP)
Fundação Procon-SP
A Fundação Procon-SP encontrou irregularidades em seis lojas em Presidente Prudente (SP) durante a Operação Black Friday nesta sexta-feira (25).
No total, 12 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados na cidade.
De acordo com o órgão estadual, a lista de problemas identificados contempla as seguintes situações:
expor à venda produtos vencidos,
descumprimento de oferta,
falta de informação do preço anterior à Black Friday para o consumidor verificar a vantagem auferida e
informar apenas o desconto, obrigando o consumidor a realizar o cálculo para obter o preço promocional.
Ainda de acordo com a Fundação Procon-SP, as lojas onde houve problemas irão receber o auto de infração posteriormente, quando o órgão estadual abrirá um processo administrativo sancionatório com penalidade de multa.
Os valores da multa dependem do porte da empresa e da gravidade da irregularidade encontrada, mas podem variar de R$ 813,00 a R$ 11 milhões.
Orientações ao consumidor
Já o Procon Municipal de Presidente Prudente divulgou um alerta com uma série de recomendações para que os consumidores tenham cuidados ao aproveitar as promoções da Black Friday.
Confira abaixo as dicas:
Antes de comprar, é fundamental ponderar se a compra de determinado item, ainda que em valor promocional, cabe no bolso e não irá comprometer o orçamento. Avalie se a compra não irá comprometer o orçamento.
Recomenda-se que o consumidor faça uma pesquisa de preços do produto que pretende comprar e avalie se o preço anunciado – incluindo frete e juros, em caso de parcelamento – vale mesmo a pena.
Ao comprar pela internet, o consumidor deve estar alerta para a existência de sites e perfis de redes sociais falsos ou aqueles que oferecem ofertas enganosas. Os dados do fornecedor devem ser checados antes de qualquer compra ou contratação – observar se a empresa tem endereço físico, consultar o CNPJ no site da Receita Federal e verificar se foi criada há poucos dias são medidas importantes. Também é recomendável consultar a lista “Evite esses Sites” disponibilizada no site da Fundação Procon-SP.
O consumidor deve estar atento à forma como procura o fornecedor. Não deve clicar em links enviados por e-mail, WhatsApp ou mensagens. É ele quem deve buscar o fornecedor por sua iniciativa, acessando as páginas oficiais.
Ao fazer o pagamento de uma compra por meio do boleto bancário, o consumidor deve conferir todos os dados antes de finalizar o pagamento – como o nome da empresa, data, CNPJ etc.. Ao pagar via Pix, o destinatário do pagamento também deve ser conferido atentamente.
É direito previsto pelo Código de Defesa do Consumidor a devolução do item adquirido no prazo de sete dias da compra ou da entrega. Nesse caso, o consumidor não deve ser cobrado por nenhum valor e, de preferência, deve registrar o pedido de cancelamento por escrito.
O consumidor que após sua compra tiver problema com atraso, não entrega ou outras questões deve entrar em contato com a empresa e registrar sua demanda. Caso não consiga uma solução, pode procurar o Procon de Presidente Prudente no atendimento on-line ou presencial, que funciona no Centro Cultural Matarazzo, na Vila Marcondes.Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
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Fonte: G1