[ad_1]
Na cidade, entrega fechou em 3% a mais do total aguardado pelo órgão responsável. 62.247 declarações do Imposto de Renda 2023 foram feitas em Presidente Prudente (SP)
Marcos Serra/ g1
A entrega da declaração do Imposto de Renda terminou nesta quarta-feira (31) às 23h59. Em Presidente Prudente (SP), a entrega ficou 3% acima do esperado.
De acordo com dados da Receita Federal, foram entregues 62.247 declarações, o previsto era 60.372 ao todo.
“Conforme os dados, pode-se constatar que o número de declarações superou a expectativa máxima de entrega, prevista pela Receita Federal em 2023”, declara a analista-tributária da Receita Federal do Brasil, Mônica Aparecida de Moraes Botelho.
O que acontece com quem não declarou o IR 2023?
Ainda conforme Mônica, se a pessoa física não entregou a declaração, cujo cadastro na Receita Federal é controlado pelo CPF, fica com o documento “pendente de regularização”, por omissão da declaração.
Entre os problemas para quem não prestar contas ao Leão, estão o bloqueio do CPF, multa e impossibilidade de realizar alguns serviços, como banco, concursos e saúde pública, entre outros.
“Quem não declarar dentro do prazo, mas vier a declarar depois dele, fica sujeito a uma multa por atraso na entrega no valor mínimo de R$ 165,74. Mas este é o valor mínimo, pois o cálculo da multa é de 1% ao mês, sobre o valor do Imposto de Renda devido, aquele que é calculado como devido na declaração, mesmo que já tenha sido pago o Imposto de Renda quando do momento da entrega da declaração. Sendo que o máximo que este cálculo pode chegar é a 20% do Imposto de Renda devido”, explicou Mônica ao g1.
Restituição do Imposto de Renda 2023
Em 2023, as restituições serão efetuadas da seguinte forma:
No primeiro lote, aqueles que se enquadram dentro das chamadas prioridades legais: acima de 80 anos, acima de 60 anos, pessoas com incapacidade ou moléstia grave e aqueles cuja principal renda seja oriunda do magistério;
No segundo lote: aqueles que optaram por receber a restituição pela modalidade PIX e/ou aqueles que optaram por preencher a declaração utilizando a pré-preenchida;
Do terceiro em diante: os demais contribuintes, obedecida a ordem de apresentação de entrega da declaração.
Os lotes de restituição de 2023 estão previstos para:
1º lote: 31 de maio
2º lote: 30 de junho
3º lote: 31 de julho
4º lote: 31 de agosto
5º lote: 29 de setembroVeja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
[ad_2]
Fonte: G1