[ad_1]
Maria Clara Paloni levou o DNA das peças produzidas em Adamantina (SP) até a portuária Bardolino, onde inaugurou mais uma loja física de sua marca autoral. Maria Clara Paloni levou o DNA de Adamantina (SP) até a Itália, onde inaugurou sua loja de marca autoral, às margens do Lago de Garda
Maila Alves
De um projeto na faculdade de moda à instalação de uma loja de marca autoral na Itália. Essa é a história de Maria Clara Paloni, que tem como pano de fundo o amor pela costura. Aos 27 anos, ela levou o DNA das peças produzidas em Adamantina (SP), no interior do Estado de São Paulo, para a portuária Bardolino, na região do Vêneto.
A inauguração da primeira loja internacional da marca brasileira, no último dia 6 de maio, representa um marco na carreira repleta de cores, formas e recortes da empreendedora. Mas nada disso surgiu por acaso: é resultado de um sonho nutrido desde a infância, sob a influência, ainda que involuntária, da família.
“Minha avó foi costureira durante muitos anos e eu pude acompanhar de perto os detalhes do trabalho dela e isso sempre me encantou. Conforme eu fui ficando mais velha, comecei a gostar de me vestir bem, de ir atrás de roupas diferentes e, muitas vezes, comprava tecidos e levava para minha avó costurar”, relembrou em entrevista ao g1.
Maria Clara (ao centro) junto ao pai, Romão, aos irmãos, Luiz Henrique e Fernando, à avó, Nilza, e à mãe, Lucilene
Cedida/Maria Clara Paloni
Com o surgimento dos blogs de moda na internet, a jovem passou a acompanhar tudo relacionado ao tema, estreitando ainda mais sua relação com a moda e a costura. Esse laço transcendeu o visual e alcançou a curiosidade em desvendar os processos por trás da construção das peças, um universo já desbravado por ela na infância.
“A minha vida inteira foi dentro do comércio, sempre em contato com vendas desde muito nova, pois meus pais estão neste ramo há mais de 35 anos. Porém, minha paixão sempre foi por roupas e não só a moda em si, mas também os tecidos, a costura, a modelagem e toda a construção de uma peça. A minha história começa com a necessidade de, apesar de estar no interior, conseguir ter acesso a peças diferentes e a preços justos”, revelou a empreendedora.
Início de um sonho
A ideia da marca própria de roupas surgiu em 2015, a partir de um projeto na faculdade de moda, cursada em Maringá (PR), mas a vontade de trabalhar na área já havia brotado no coração da jovem muito tempo antes.
O empenho com os trabalhos realizados no curso, além do notório desempenho acadêmico, fizeram com que o pai de Maria Clara percebesse a veia empreendedora da filha.
Maria Clara Paloni levou o DNA de Adamantina (SP) até a Itália, onde inaugurou sua loja de marca autoral, às margens do Lago de Garda
Maila Alves
Ao final do primeiro ano do curso superior, a estudante desenvolveu um projeto integrador, ocasião em que teve a oportunidade de apresentá-lo ao pai. Ele, então, a incentivou e, no início de 2015, começaram a escrever os capítulos de uma história que a jovem “abraçou com todas as forças” e que perdura até hoje.
“O apoio dos meus pais foi fundamental para me mostrar os caminhos que, naquele início, eu ainda tinha pouco domínio. Como a aceitação da primeira loja foi muito boa, eu passei a entender os acertos que tivemos e também as falhas, e repliquei ao longo do caminho, contando com o suporte da estilista da marca, a Raquel Ferraza, que está desde o começo nessa jornada comigo”, lembrou ao g1.
Ganhando o mundo 🌍
O sonho de Maria Clara ganhou forma em terras adamantinenses, no extremo oeste do Estado de São Paulo, mas não se limitou à cidade habitada em seus quase 412 km². Com a rapidez com que uma linha pontua um tecido, as lojas físicas da marca se expandiram para Dracena (SP), Osvaldo Cruz (SP), Presidente Prudente (SP), Presidente Venceslau (SP) e Tupã (SP), municípios também do interior paulista.
Na sede da fábrica, em Adamantina, são feitas todas as etapas, desde a ponta do processo criativo ao desenvolvimento de fichas técnicas, compra de tecidos, confecção de peças-piloto, aprovação das peças, corte, costura, acabamento e expedição.
Atualmente, a marca conta com 200 colaboradores diretos e 250 indiretos, que integram os times da Clariá e de mais duas marcas assinadas por Maria Clara Paloni.
Maria Clara Paloni levou o DNA de Adamantina (SP) até a Itália, onde inaugurou sua loja de marca autoral, às margens do Lago de Garda
Maila Alves
“A expansão da Clariá foi rápida, justamente, porque eu estudei muito o produto que eu queria apresentar e acreditei 100% nele”, observou.
Da fusão entre o conforto dos consumidores e a personalidade da marca, nascem peças fiéis à essência irreverente das coleções, algo possível graças à observação e à pesquisa, procedimentos importantes no processo criativo das obras.
“As pesquisas realizadas através das viagens são a soma de uma observação não somente de vitrines e lojas, mas, principalmente, do comportamento, do que, de fato, está sendo vestido nas ruas. Não há nada mais inspirador do que sentar em um café movimentado e observar como as pessoas estão se vestindo. É inspirador demais! Para mim, a observação do que está nas ruas, seja no Brasil ou fora, é a pesquisa mais sólida”, revelou ao g1 a diretora criativa da marca.
Viver do que ama
Se é verdade que o amor move montanhas, Maria Clara é a prova viva de que ele pode atravessar fronteiras e se materializar. A mais nova conquista da empreendedora ocorreu do outro lado do Oceano Atlântico, em Bardolino, na Itália, onde mais uma loja física de sua marca autoral foi inaugurada no último dia 6 de maio.
A oportunidade em um país que sempre foi um objetivo na vida da jovem surgiu por intermédio do irmão, que a colocou em contato com outra brasileira que empreende no meio gastronômico e vive no local há mais de 20 anos.
Interessada pelo conceito da marca, ela retornou ao Brasil para conhecer pessoalmente as peças, a fábrica e as lojas físicas, ocasião em que convidou a diretora criativa para a abertura de uma filial às margens do Lago de Garda. Deu-se início, então, ao processo de documentação e à reforma da loja, que Maria Clara “passava horas acompanhando por chamada de vídeo, até a inauguração”.
Maria Clara Paloni levou o DNA de Adamantina (SP) até a Itália, onde inaugurou sua loja de marca autoral, às margens do Lago de Garda
Bruno Grabowski
O sonho, que cresceu junto à criança, também ganhou maturidade, assim como ela. Essa característica é refletida na personalidade das peças que compõem as coleções.
Segundo Paloni, com o tempo, alguns produtos passaram a fazer parte da composição, como a alfaiataria, uma consequência do amadurecimento das clientes que usam a marca desde o início, bem como as novas, as quais, “independente da idade, buscam estar bem vestidas”.
“Para além de uma marca, é também a minha vontade de contribuir para que todas as mulheres se sintam bem. Então, se mãe e filha entram na loja procurando por peças, priorizo garantir que ambas encontrarão algo que as agrade. Quando iniciei a marca, eu era uma jovem universitária e a Clariá também acompanhou essa transição da vida adulta, mas segue respirando a moda e suas nuances”, complementou.
Dar o primeiro passo e se desafiar a viver daquilo que ama pode dar medo. No entanto, esse sentimento fica pequeno perto do carinho e do amor das pessoas que caminham lado a lado nessa trajetória.
“Desde o início, eu sempre tive muita certeza de que a gente era capaz, mas que eu precisava de pessoas comigo. Quando eu vejo a marca dando esses passos, eu tenho a certeza de que eu estou no caminho certo e de que eu não estou sozinha, de que eu tenho uma equipe que me apoia e uma família que me dá todo o suporte necessário, não só emocional, mas com várias orientações […] então, é muito especial”, concluiu a jovem.
Maria Clara Paloni levou o DNA de Adamantina (SP) até a Itália, onde inaugurou sua loja de marca autoral, às margens do Lago de Garda
Maila Alves
‘Redefinindo futuros’
O plano de Maria Clara é fazer com que, cada vez mais, seu negócio alcance novos públicos, em novas cidades. Uma das metas é a capital paulista, com a instalação de uma loja física, não se limitando apenas ao e-commerce.
Há, também, planos para a inauguração de uma segunda loja na Itália, em uma cidade que será definida, já que “ainda estuda-se a possibilidade”.
Esse é um exemplo da força do empreendedorismo feminino, algo valorizado e defendido pela criadora da marca, que enxerga na iniciativa de mulheres o poder de “redefinir futuros”.
“Eu sempre reforço que a mulher deve seguir em busca do seu espaço, pois o empreendedorismo feminino desempenha um papel importante, especialmente na diversidade de negócios, com perspectivas inovadoras, e pode redefinir o futuro de vários setores de mercado, além de, é claro, a independência financeira”, enfatizou ao g1.
Maria Clara Paloni levou o DNA de Adamantina (SP) até a Itália, onde inaugurou sua loja de marca autoral, às margens do Lago de Garda
Maila Alves| em G1 / SP / Presidente Prudente e Região
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
[ad_2]
Fonte: G1