[ad_1]
Cidade tem o turismo e agricultura como pontos fortes, além de contar com uma população alegre e acolhedora. Balneário de Rosana.
Cedida
Um paraíso no meio do Oeste Paulista, abençoada por suas belezas naturais e formada por um povo trabalhador e que conquista o dia a dia, Rosana (SP) comemora 33 anos de emancipação política no dia 5 de novembro.
Motivos para comemorar não faltam, afinal, saúde e educação, pilares da qualidade de vida, não faltam neste canto. Uma das indicações do segredo de contar com uma população feliz e acolhedora.
O rosanense é feliz por ter uma cidade tão agraciada pela natureza, por suas paisagens e águas, afinal, é conhecida como “O Paraíso das Águas Cristalinas”.
A cidade de é uma das mais procuradas da região quando o quesito é turismo, já que Rosana é um Município de Interesse Turístico (MIT), devido a grande diversidade ecológica que atrai visitantes de diversas partes do país.
A agricultura também é roda da economia municipal, principalmente no plantio da mandioca.Com uma população de 17.440 pessoas, segundo o censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Rosana ainda conta com um vasto território, dentre eles o distrito de Primavera e os assentamentos Gleba XV de Novembro e Nova Pontal.
O município ganhou este nome em homenagem à filha de Sebastião Camargo, um dos colonizadores da cidade.
Hoje, o balneário municipal, com os encontros dos rios Paraná e Paranapanema, é ponto turístico, enchendo os olhos de turistas e moradores, além de despertar um lazer diferente do que as outras cidades oferecem. É realmente um privilégio!
Ali está a famosa Jurerê Nacional, que é possível de ser vista do alto do Mirante Observatório.
O Jurerê Nacional.
Cedida
O obelisco, do Marco Zero, também presente, instalado no ano de 2016, possui quatro metros de altura e mostra que o local é o início do Estado de São Paulo.
Tudo isso se soma à receptividade do rosanense. E nada melhor do que contar com uma cidade feita de gente acolhedora, feliz, com belezas e que ainda serve a famosa peixada rosanense, um prato tradicional no município.
Rosana do presente e futuro
Cuidar de um lugar tão abençoado é tarefa mais do que obrigatória. Isso vai além das belezas naturais, mas compreende toda uma população, que merece zelo e atenção com o futuro.
Por isso o município tem investido em melhorias e novidades, como por exemplo o Pró-moradia 1 e 2 e o projeto de equoterapia.
Comprometida com a saúde e o bem-estar de sua comunidade, Rosana está oferecendo a Terapia Assistida por Animais (TAA) de forma gratuita. Essa inovadora abordagem terapêutica utiliza a conexão especial entre humanos e animais para promover a saúde física, emocional e social, além de aprimorar as funções cognitivas de seus pacientes.
É importante destacar que o serviço de equoterapia em Rosana atende a toda a demanda municipal de crianças com necessidades especiais. O município se destaca ao proporcionar essa terapia transformadora, demonstrando seu comprometimento com a saúde e o bem-estar de todos os seus cidadãos.
Já o programa habitacional lançado pela atual administração, atingiu uma marca significativa na primeira edição, beneficiando 100 famílias de baixa renda com a doação de moradias. Agora, na segunda edição, o programa planeja doar mais de 120 lotes, oferecendo uma oportunidade valiosa para as famílias necessitadas.
Desenvolvido pela gestão municipal, o programa tem como objetivo central combater o déficit habitacional que afeta tanto Rosana, quanto o Distrito de Primavera. Essa iniciativa tem se destacado como um exemplo de comprometimento com o bem-estar e a qualidade de vida da comunidade.
A cidade ainda abriga duas grandes usinas hidrelétricas, a Engenheiro Sérgio Motta, em Primavera, e a Usina Hidrelétrica de Rosana, na divisa com o estado do Paraná, levando o município a ser um exemplo de comunidade e geração de empregos.
Usina Sérgio Mota.
Cedida
Mesmo tão jovem, já é grande no Oeste Paulista e tem todo o destaque, seja perante seus moradores ou turistas, Rosana sempre será encantadora e cheia de qualidades.
Por esses e tantos outros motivos, o rosanense tem muito a comemorar neste 5 de Novembro.
Parabéns, Rosana, pelos 33 anos de uma Feliz Cidade!
[ad_2]
Fonte: G1