[ad_1]
Dados foram divulgados, nesta segunda-feira (7), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e 604 pessoas se autodeclaram indígenas na região de Presidente Prudente (SP). Taciba (SP) tem, proporcionalmente, a maior população indígena do Oeste Paulista
Reprodução/TV Fronteira
O Oeste Paulista tem 43 cidades com população indígena, segundo dados do Censo 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na manhã desta segunda-feira (7). Ao todo, a região de Presidente Prudente (SP) tem 604 pessoas que se autodeclaram indígenas, o que representa 0,07% dos 882.764 habitantes.
O município de Taciba (SP) tem, proporcionalmente, a maior população indígena do Oeste Paulista. Com 6.260 habitantes, a cidade registrou 16 pessoas que se autodeclaram indígenas, o que representa 0,26% da população.
A cidade de Santo Expedito (SP) ocupa a segunda posição com 7 dos 3 mil habitantes respondendo ao Censo 2022 que se autodeclaram indígenas, o que corresponde a 0,23% da população.
No Pontal do Paranapanema, a cidade de Rosana (SP) registrou 36 pessoas dos mais de 17 mil habitantes se autodeclarando indígenas, o que representa 0,21% da população total.
Em quarto lugar entre os municípios do Oeste Paulista com maior população indígena está Sagres (SP) com 4 dos 2.474 habitantes, o que corresponde a 0,16%.
O município de Inúbia Paulista (SP) aparece na quinta posição com 5 pessoas que se autodeclaram indígenas, o que representa 0,14% da população.
Taciba (SP) tem, proporcionalmente, a maior população indígena do Oeste Paulista
Reprodução/TV Fronteira
VEJA TAMBÉM:
Censo 2022: Junqueirópolis é a única cidade do Oeste Paulista com população quilombola
Já a maior cidade da região, Presidente Prudente, tem 201 pessoas que se autodeclaram indígenas, o que corresponde a 0,09% dos 225.668 habitantes.
As cidades de Anhumas (SP), Irapuru (SP), Nantes (SP), Narandiba (SP), Paulicéia (SP) e Santa Mercedes (SP) têm uma pessoa em cada uma delas que se autodeclarou indígena ao Censo 2022.
Ao todo, o Oeste Paulista tem 604 pessoas que se autodeclaram indígenas, o que representa 0,07% dos 882.764 habitantes.
Já os municípios de Caiabu (SP), Emilianópolis (SP), Flora Rica (SP), Iepê (SP), Mariápolis (SP), Monte Castelo (SP), Nova Guataporanga (SP), Panorama (SP), Piquerobi (SP), Pracinha (SP), Ribeirão dos Índios (SP), Salmourão (SP) e São João do Pau d’Alho (SP) não registraram moradores que se autodeclararam indígenas.
Confira na tabela abaixo a população indígena em cada um dos municípios do Oeste Paulista.
Censo 2022Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
[ad_2]
Fonte: G1