NOTÍCIAS


Capivara é resgatada pela Polícia Ambiental em uma residência no Centro de Taciba


Uma capivara foi resgatada pela Polícia Militar Ambiental, nesta segunda-feira (17), em uma residência no Centro de Taciba (SP).

De acordo com a Polícia Ambiental, quando a equipe chegou no local, os policiais fizeram a contenção do animal. Como a capivara não aparentava estar debilitada e estava bem fisicamente, ela foi devolvida à natureza.

O animal foi solto em seu habitat natural, no entorno de uma mata em uma fazenda de Taciba.

Capivara foi resgatada pela Polícia Ambiental em residência de Taciba (SP) e solta na natureza — Foto: Polícia Ambiental

A capivara (Hydrochoerus hydrochaeris) é o maior roedor vegetariano do mundo. Um animal adulto pode pesar 70 quilos. Ela tem cabeça grande, orelhas pequenas e não possui cauda. O macho pode ser identificado por uma glândula sebácea, localizada no focinho.

Essa espécie se alimenta de capins e ervas comuns em várzeas e alagados. Tem hábitos semiaquáticos e é excelente mergulhadora, tendo inclusive pés com pequenas membranas. Ela se reproduz na água, onde esconde-se dos predadores. Por isso, a capivara pode permanecer submersa por alguns minutos.

A capivara pasta à procura de alimento e utiliza a água como refúgio. Ela é tolerante à vida em ambientes alterados pelo homem. Com hábitos diurnos e noturnos, vive em grupos, normalmente com cerca de 20 indivíduos.

O período de gestação é de cinco meses e nascem, em média, cinco filhotes.

Em algumas regiões, e até nas cidades, em função da falta de predadores, muitos grupos se tornam maiores, com populações fora de controle. Por outro lado, entre as décadas de 1960 e 1970, as capivaras foram muito caçadas, especialmente na região do Pantanal, quando vendiam óleo do animal para uso medicinal, além de sua pele.

O animal é encontrado em regiões do Panamá, da Colômbia, da Venezuela, das Guianas, do Peru, do Paraguai, do nordeste da Argentina e do Uruguai e no Brasil ocorre em todos os biomas.

Capivara foi resgatada pela Polícia Ambiental em residência de Taciba (SP) e solta na natureza — Foto: Polícia Ambiental



Fonte: G1


17/10/2022 – 95 FM Dracena

COMPARTILHE

SEGUE A @95FMDRACENA

(18) 3822-2220


Av. Expedicionários, 1025, Centro
Cep: 17.900-000 – Dracena/SP

Todos os direitos reservados.  

NO AR:
AUTO PROGRAMAÇÃO