NOTÍCIAS


Caminhada Rosa é realizada para conscientizar sobre a importância dos exercícios físicos na prevenção de câncer, em Presidente Prudente


A Associação de Apoio ao Portador de Câncer (AAPC) e o grupo Amigas do Peito realizam, a partir das 8h30 deste domingo (9), a “Caminhada Rosa – A saúde contra o câncer de mama”, em Presidente Prudente (SP).

A atividade é aberta para toda a sociedade, sendo necessário participar utilizando uma camiseta na cor rosa ou branca, e o ponto de encontro será no estacionamento do Parque do Povo, na Avenida 14 de Setembro, em frente à TV Fronteira.

Além da caminhada, haverá também a distribuição de água, sucos naturais, aferição de pressão arterial, exercícios físicos e música. A organização do evento espera receber entre 400 e 500 pessoas.

Segundo um dos organizadores da ação, Luís Fernando Perobelli Leite, de 45 anos, a caminhada será para mostrar a importância dos exercícios físicos no tratamento e na prevenção de câncer.

“A ideia surgiu em um bate-papo com um médico mastologista que nos mostrou um dado que dizia que a prática de exercícios físicos, ao menos 15 minutos ao dia, diminui a chance de recidiva em até 12%”, avaliou Leite.

O médico mastologista e também organizador da caminhada, Rafael da Silva Sá, de 37 anos, informou ao g1 que a prevenção ao câncer de mama pode ser realizada de duas formas: primária ou secundária.

“A prevenção primária baseia-se em possuir qualidade de vida, o que nos dias atuais é difícil, como comer alimentos mais naturais, evitar ingestão de álcool e tabagismo, ter boa noite de sono (7h pelo menos) e realizar práticas esportivas. Essa melhoria da qualidade de vida pode reduzir a taxa de câncer no geral de até 12%”, relatou Sá.

Já a prevenção secundária é o diagnóstico precoce, que deve ser “o quanto antes, com o intuito de tratamento melhor, menos agressivo e com maior taxa de cura”.

O médico reforçou ainda que a atividade física atua na melhoria do metabolismo como um todo, evitando que, pela epigenética, ocorra menor descontrole da multiplicação de uma possível célula neoplásica (câncer).

“A Caminhada Rosa – a saúde contra o câncer de mama tem tudo para ser um marco no calendário do Outubro Rosa da nossa região com o objetivo de estimular a prática esportiva entre as mulheres e seus familiares”, reforçou Sá ao g1.

O mastologista também ressaltou que as mulheres devem ficar atentas a alguns sinais, como nódulo endurecido, vermelhidão e espessamento da pele da mama “merecem investigação especial”. Ele deixou ainda um recado para as mulheres praticarem atividade física.

“Pratique alguma atividade física. O ideal são 150 minutos por semana. O importante é começar, nem que seja 10 minutos. Em algumas semanas ou meses você conseguirá atingir esse objetivo!”, finalizou o médico.



Fonte: G1


07/10/2022 – 95 FM Dracena

COMPARTILHE

SEGUE A @95FMDRACENA

(18) 3822-2220


Av. Expedicionários, 1025, Centro
Cep: 17.900-000 – Dracena/SP

Todos os direitos reservados.  

NO AR:
AUTO PROGRAMAÇÃO