NOTÍCIAS


'Bikeoteca' leva atividades gratuitas de incentivo à leitura a praças públicas em Presidente Prudente a partir desta quarta-feira


O projeto de contação de histórias “Bikeoteca na Praça”, do grupo de literatura “Histórias da Nana”, terá atividades gratuitas em praças públicas de Presidente Prudente (SP) a partir desta quarta-feira (7). Estarão à disposição, ao todo, mais de 300 livros para pessoas de todas as idades.

A estreia será nesta quarta-feira (7), na Praça da Igreja de São Pedro, na Vila Flores, em Presidente Prudente. De acordo com o grupo, o projeto, que também conta com com apresentações de circo e show musical, tem como foco a ocupação dos espaços públicos pela arte para que, com estas apresentações, possam cumprir sua função social da troca, do encontro e da convivência.

O grupo garante que a “Bikeoteca na Praça” irá alegrar os locais por onde passar, com pessoas lendo, imaginando, contando, cantando e ouvindo histórias. Além de livros físicos, as leituras também poderão ser feitas com a tecnologia do Kindle, dispositivo de livros digitais.

Entre as atrações artísticas, estarão o Grupo Taquitá, com o show “Brincando Música”, um espetáculo cênico baseado em repertório autoral e clássicos populares do folclore brasileiro, e o espetáculo de Contação de Histórias com as apresentações “Palhaçada em Família” e do próprio grupo “Histórias da Nana”.

Cada local irá receber dois dias de programação neste mês:

  • 7 de setembro – Praça da Igreja de São Pedro;
  • 10 de setembro – Praça do Wi-Fi – Conjunto Habitacional João Domingos Netto; e
  • 11 de setembro – Praça da Matriz – Distrito de Ameliópolis.
  • das 16h às 18h – Mediação de leitura Bikeoteca;
  • 18h – Palhaçada em Família; e
  • 19h – Histórias da Nana – As Aventuras de Malasartes.

O projeto retorna aos mesmos locais em uma segunda etapa, a partir do dia 14 deste mês:

  • 14 de setembro – Praça da Igreja de São Pedro;
  • 17 de setembro – Praça do Wi-Fi – Conjunto Habitacional João Domingos Netto; e
  • 18 de setembro – Praça da Matriz – Distrito de Ameliópolis.
  • das 16h às 18h – Mediação de leitura Bikeoteca;
  • 18h – Histórias da Nana – O Rei que Ficou Cego; e
  • 19h – Grupo Taquitá.

Projeto ‘Bikeoteca na Praça’ terá mais de 300 livros à disposição do público em Presidente Prudente (SP) — Foto: Tiago Munhoz

A proposta de repetir os locais, segundo o grupo literário, tem o intuito de criar laços com as pessoas e colaborar ainda mais com a formação de público e de leitores.

De acordo com a pedagoga e idealizadora do projeto, Ana Paula Carneiro, as contações de histórias terão acessibilidade em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

“Essa acessibilidade vem ganhando uma crescente para que essas pessoas tenham acesso às histórias. Esse é o diferencial do acesso: incluir estas pessoas e que a gente possa levar a Libras para as histórias”, explicou Ana Paula.

A pedagoga ainda falou ao g1 sobre a importância destes encontros em espaços públicos.

“Ações como estas auxiliam e incentivam o gosto pela leitura, principalmente, do texto literário. A gente está saindo de um momento de pandemia, quando as pessoas precisavam deste momento de troca dentro da literatura, e, agora que as coisas estão um pouco mais calmas, resolvemos ir para as praças públicas”, comentou.

Durante as atividades, as mediações de leituras serão feitas com a participação de membros de um grupo de estudos sobre leitura e literatura infantil e juvenil que possuem um espaço dentro da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Presidente Prudente.

“A preocupação maior é que as pessoas tenham acesso ao livro, não é só a gente oferecer o livro, pois o que forma o leitor é estar junto e conversar com a pessoa sobre o livro. Essa conversa sobre os livros é o que vai formar essas ações de incentivo à leitura. A importância está no incentivo da leitura. Às vezes, a pessoa não gosta de ler porque nunca teve uma oportunidade. Ações públicas como essas são importantes para que as pessoas tenham acesso aos livros por algumas horas”, complementou Ana Paula ao g1.

Ana Paula também fez projeções futuras sobre levar o projeto a outros municípios do Oeste Paulista.

“A Bikeoteca pretende percorrer algumas cidades do Pontal do Paranapanema, acessando os bairros mais distantes, onde as oportunidades de acesso ao livro são mais escassas. Também pretendemos ampliar o projeto e aumentar o número de praças e bairros atendidos em Presidente Prudente”, concluiu a idealizadora.

O projeto “Bikeoteca na Praça”, que conta com o apoio do Galpão da Lua e do Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil (Celliji), foi aprovado no edital do Programa de Ação Cultural (ProAC) de Incentivo à Leitura de 2021.

Projeto ‘Bikeoteca na Praça’ terá mais de 300 livros à disposição do público em Presidente Prudente (SP) — Foto: Ana Paula Carneiro



Fonte: G1


05/09/2022 – 95 FM Dracena

COMPARTILHE

SEGUE A @95FMDRACENA

(18) 3822-2220


Av. Expedicionários, 1025, Centro
Cep: 17.900-000 – Dracena/SP

Todos os direitos reservados.  

NO AR:
AUTO PROGRAMAÇÃO