[ad_1]
Evento ‘Das Pretas III’ segue com programação até sábado (29), na Casa Afro, no Jardim das Primaveras. Casa Afro de Adamantina (SP) tem semana especial voltada à mulher negra, com início nesta terça-feira (25)
Gilson Leandro
Das Pretas III, evento que celebra o Dia Nacional de Tereza de Benguela, com uma semana dedicada à história de luta e resistência das mulheres negras, tem início nesta terça-feira (25) e segue com programação até sábado (29), na Casa Afro de Adamantina (SP).
A entrada é gratuita e as atividades vão das 19h30 às 21h.
O dia 25 de julho foi instituído no Brasil pela Lei nº 12.987/2014, em homenagem a Tereza de Benguela e à importância das mulheres negras na história do país.
Casa Afro de Adamantina (SP) tem semana especial voltada à mulher negra, com início nesta terça-feira (25)
Gilson Leandro
Tereza foi uma líder quilombola trazida ao Brasil pelo tráfico de escravos, resistiu bravamente à escravidão, liderando o Quilombo do Quariterê por duas décadas.
De acordo com a supervisora da Casa SP Afro de Adamantina, Meire Cunha, neste ano não haverá nenhum dia com palestras, porém a semana terá mais atividades culturais e lúdicas.
“A semana conta com uma exposição de artes plásticas das artistas plásticas Cleusa Silva e Flavia Evangelista, que fica aberta das 8:30 às 21h, de terça-feira a sábado, além de apresentação de dança do ventre, cine Clube, homenagens, e oficinas, rodas de conversa entre outras”, informou Meire ao g1.
O Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra é comemorado em 25 de julho, instituído pelo governo do Brasil pela Lei n.º 12.987/2014
Divulgação
Programação
Terça-feira (25): abertura da Semana Vernissage “Joia Oculta” e Homenagem a “Das Pretas-Joia Oculta”;
Quarta-feira (26): exposição “Joias Ocultas” aberta ao público das 8h30 às 21h;
Quinta-feira (27): apresentação de dança do ventre e sessão com o filme “Medida Provisória”;
Sexta-feira (28): workshop Samba de Roda;
Sábado (29): desfile “Das Pretas” e cerimônia “Parede da Fama”.
“O objetivo é sempre normalizar o valor da mulher negra, para a própria mulher negra, que muitas vezes não se reconhece por imposições sociais e culturais arraigadas a muito tempo em nosso país”, comenta Meire.
Casa Afro de Adamantina (SP) tem semana especial voltada à mulher negra, com início nesta terça-feira (25)
Gilson Leandro
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Sérgio Vanderlei da Silva, comenta que “ações que venham amenizar problemas enraizados em nossa sociedade como o preconceito, o racismo e a violência contra a mulher devem ser constantes dentro de um plano de trabalho de uma secretaria. E assim estamos trabalhando, tratando Cultura como política pública”.
Serviço
A Casa Afro fica na Rua Augusto Rossi, 21, no Jardim das Primaveras, em Adamantina.Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
[ad_2]
Fonte: G1