[ad_1]
No dia 28 de outubro, Sandovalina (SP), uma das cidades mais alegres do Oeste Paulista, celebra 62 anos de emancipação político-administrativa. Incluindo essa data tão importante para a região, as diversas festividades realizadas ao longo do ano e a história do município são motivos de orgulho para os sandovalinenses.
Sandovalina teve seu início como povoado por volta de 1950, através da fundação de uma vila pelo senhor Antônio Sandoval Neto, proprietário de uma vasta área de terras na região.
Conhecida como “uma nova cidade”, atualmente os moradores do município e da região podem desfrutar as belezas do Balneário de Sandovalina, que tem como principais características a alegria e hospitalidade de seu povo.
Outro ponto significativo de lazer para os sandodovalinenses é a Praça da Matriz, localizada no coração da cidade, no Centro.
Sandovalina comemora 62 anos de história, dedicação e trabalho — Foto: Cedida
Além das belezas naturais, Sandovalina também é conhecida como uma das mais festivas do Pontal do Paranapanema. Ao longo do ano, os moradores do Oeste Paulista podem aproveitar diversos eventos no município, como o Sandovalina Rodeio Show e a Quermesse de Santo Antônio.
Além disso, as festividades de Ano Novo e do Carnaval, realizadas com muita alegria na cidade, também marcam o calendário de eventos da região, que tem Sandovalina como referência de comemoração e felicidade.
Sandovalina comemora 62 anos de história, dedicação e trabalho — Foto: Cedida
A fundação do povoado deve-se aos últimos resquícios de pioneirismo presentes na região da Alta Sorocabana e que demandavam rotas ao norte e nordeste do Paraná e ao sul do Mato Grosso do Sul.
Desta forma, aos poucos o povoado foi crescendo, o comércio se desenvolveu e o fundador, o senhor Sandoval, possuía planos maiores para a região. Visualizando no local uma futura cidade, ele loteou uma pequena área em torno do povoado que lhe florescia, onde vendia os lotes à prestação.
Sandovalina, então, dinamizou e os seus moradores, que tomaram consciência de suas forças, reivindicaram uma melhor situação administrativa.
Diante das solicitações, deu-se a criação do Distrito de Paz de Sandovalina, criado no município de Presidente Bernardes (SP). Com sede e povoado de nome igual e com território desmembrado do Distrito de Nova Pátria, pelo decreto (nº 2.456), de 30 de dezembro de 1953, foi posto em execução de 1º de janeiro de 1954, há 68 anos, a criação do Distrito de Paz de Sandovalina.
Sandovalina comemora 62 anos de história, dedicação e trabalho — Foto: cedida
Porém, o desejo da população era maior. Alguns anos depois, foi pleiteada a criação da cidade. Assim, Sandovalina foi elevada a município do Estado de São Paulo, com sede na mesma vila e de igual nome.
Consagrada pela Comissão Administrativa do Estado, através da lei nº 5.285 de 18 de fevereiro de 1959, foi instalado o município de Sandovalina no dia 1º de janeiro de 1960.
Parabéns pelos 62 anos, povo sandovalinense!