[ad_1]
A TV Fronteira, afiliada da Rede Globo, e o g1 Presidente Prudente e Região fazem a transmissão ao vivo de um debate entre candidatos a senador do Estado de São Paulo, neste domingo (25), após o programa “Fantástico”, a partir das 23h15.
O evento é promovido pela EPTV, afiliada da Rede Globo, e pelo g1 Campinas e Região.
O gerente de Jornalismo e Esporte da TV Fronteira, Luís Augusto Pires Batista, explicou ao g1 a importância do envolvimento da TV Fronteira e do g1 Presidente Prudente e Região na transmissão deste debate, que acontece no estúdio da EPTV, em Campinas (SP).
“Nós vimos essa oportunidade de fazer uma parceria com a EPTV de Campinas, que já estava promovendo este debate. Então, a ideia que eles têm é de reunir os seis principais candidatos à disputa, e promover um debate de troca de ideias. A gente entende que essa é uma possibilidade de as pessoas assistirem ao debate e escolherem melhor qual seria o representante de São Paulo no Senado, nos próximos oito anos”, disse Pires Batista ao g1.
A coordenadora de Conteúdo Digital da EPTV, Lana Torres, deu detalhes do objetivo do evento.
“O objetivo com essa iniciativa é expandir a cultura de debates – que já é presente na história da EPTV – agora para outras funções além das lideranças do Poder Executivo. Uma oportunidade importante para o eleitor de São Paulo confrontar as ideias daqueles que aspiram ao papel importante de legislar pela população nos próximos oito anos, no caso dos senadores”, explicou Lana Torres.
Confirmaram presença no debate os seguintes candidatos:
Os candidatos convidados são aqueles vinculados a partidos que atendem ao critério legal de representatividade mínima para participação em debates de emissoras de rádio e TV.
Janaina Paschoal (PRTB), que aparece em terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto, também aceitou o convite posterior feito pela emissora e participará do encontro.
O debate tem quatro blocos em que os candidatos fazem perguntas entre si. No primeiro bloco, o tema é livre e o mediador sorteia o candidato a perguntar, que escolhe quem responde. Cada candidato pode responder no máximo a uma pergunta.
Já no segundo bloco, são sorteados o tema e o candidato que faz a pergunta. Permanece a regra de que cada político pode responder apenas uma vez. Entre os temas a serem sorteados, estão aqueles que mais preocupam a população, como saúde e educação, por exemplo.
No terceiro bloco, o mediador sorteia os nomes de quem responde e quem pergunta.
Por fim, o quarto bloco é reservado às considerações finais.
Os três primeiros blocos têm a mesma divisão de tempo: 30 segundos para a pergunta; 1 minuto e 30 segundos para a resposta; 1 minuto para a réplica; e 1 minuto para a tréplica.
No quarto bloco, cada candidato tem dois minutos para as considerações finais.
O debate tem formato 100% presencial e sem plateia no estúdio.
Para assistir ao debate no g1 Presidente Prudente e Região, basta ao internauta clicar aqui.